TAREFA 12: Avaliação da interface de usuário do Portal do Aluno

Aberto: terça, 11 jun 2019, 00:00
Vencimento: terça, 18 jun 2019, 00:00

Analisar a interface do usuário do Portal do Aluno do SIE/UNIRIO

http://www.unirio.br/news/news/portal_do_aluno

utilizando conceitos de disciplinas cursadas no BSI, em especial Interface Humano-Computador.


Para a avaliação da interface, utilizar o método de avaliação heurística, segundo as 10 heurísticas de Jakob Nielsen, conforme constam nos slides da disciplina IHC, incluso na tarefa.

1. Visibilidade de Status do Sistema: a interface deve sempre informar ao usuário o que está acontecendo, ou seja, todas as ações precisam de feedback em um tempo razoável.
2. Relacionamento entre a interface do sistema e o mundo real: não se deve usar jargões, que não fazem sentido para o usuário. Toda a comunicação precisa ser contextualizada ao usuário, e ser coerente com o chamado modelo mental do usuário.
3. Liberdade e controle do usuário: o usuário deve poder desfazer ou refazer uma ação no sistema e retornar ao ponto anterior, quando estiver perdido ou em situações inesperadas.
4. Consistência: todas as interfaces do sistema devem ter a mesma linguagem; uma mesma ação não pode ser identificada por ícones ou palavras diferentes.
5. Prevenção de erros: o design deve ser elaborado de modo que possa prevenir erros.
6. Reconhecimento ao invés de lembrança: não se deve sobrecarregar a memória do usuário, fazendo com que cada ação precise ser revista mentalmente antes de ser executada. A interface deve oferecer ajuda contextual e informações que orientem as ações do usuário.
7. Flexibilidade e eficiência de uso: O sistema precisa ser fácil para leigos, e flexível o suficiente para se tornar ágil aos avançados.
8. Estética e design minimalista: Os textos e o design devem conter só o que o usuário necessita saber. Os “diálogos” do sistema precisam ser simples, diretos e naturais, presentes nos momentos em que são necessários.
9. Ajuda aos usuários para reconhecer, diagnosticar e sanar erros: As mensagens de erro do sistema devem possuir uma redação simples e clara. Ao invés de intimidar o usuário com o erro, deve-se fornecer uma saída construtiva ou possível solução.
10. Ajuda e documentação: Um bom design deveria evitar ao máximo a necessidade de ajuda na utilização do sistema. Ainda assim, um bom conjunto de documentação e ajuda deve ser utilizado para orientar o usuário em caso de dúvida. A documentação deve ser visível, facilmente acessada, e oferecer uma ferramenta de busca na ajuda.

A tarefa consiste em
– julgar a conformidade da interface aos princípios e regras das heurísticas;
– anotar quais heurísticas foram infringidas e em que ponto;
– julgar a gravidade dos problemas encontrados (pouco grave a muito grave); e
– gerar um relatório individual com suas conclusões e comentários (pode ser uma tabela ou planilha com as avaliações das regras)

Entregar o relatório de avaliação do Portal do Aluno em arquivo individual:
10-Nome-Sobrenome.odt (ou pdf)