TAREFA 12: Avaliação da interface de usuário do Portal do Aluno
Analisar a interface do usuário do Portal do Aluno do SIE/UNIRIO
http://www.unirio.br/news/news/portal_do_aluno
utilizando conceitos de disciplinas cursadas no BSI, em especial Interface Humano-Computador.
Para a avaliação da interface, utilizar o método de
avaliação heurística, segundo as 10 heurísticas de Jakob Nielsen,
conforme constam nos slides da disciplina IHC, incluso na tarefa.
1. Visibilidade de Status do Sistema:
a interface deve sempre informar ao usuário o que está acontecendo, ou
seja, todas as ações precisam de feedback em um tempo razoável.
2. Relacionamento entre a interface do sistema e o mundo real:
não se deve usar jargões, que não fazem sentido para o usuário. Toda a
comunicação precisa ser contextualizada ao usuário, e ser coerente com o
chamado modelo mental do usuário.
3. Liberdade e controle do usuário:
o usuário deve poder desfazer ou refazer uma ação no sistema e retornar
ao ponto anterior, quando estiver perdido ou em situações inesperadas.
4. Consistência:
todas as interfaces do sistema devem ter a mesma linguagem; uma mesma
ação não pode ser identificada por ícones ou palavras diferentes.
5. Prevenção de erros: o design deve ser elaborado de modo que possa prevenir erros.
6. Reconhecimento ao invés de lembrança:
não se deve sobrecarregar a memória do usuário, fazendo com que cada
ação precise ser revista mentalmente antes de ser executada. A interface
deve oferecer ajuda contextual e informações que orientem as ações do
usuário.
7. Flexibilidade e eficiência de uso: O sistema precisa ser fácil para leigos, e flexível o suficiente para se tornar ágil aos avançados.
8. Estética e design minimalista:
Os textos e o design devem conter só o que o usuário necessita saber.
Os “diálogos” do sistema precisam ser simples, diretos e naturais,
presentes nos momentos em que são necessários.
9. Ajuda aos usuários para reconhecer, diagnosticar e sanar erros:
As mensagens de erro do sistema devem possuir uma redação simples e
clara. Ao invés de intimidar o usuário com o erro, deve-se fornecer uma
saída construtiva ou possível solução.
10. Ajuda e documentação:
Um bom design deveria evitar ao máximo a necessidade de ajuda na
utilização do sistema. Ainda assim, um bom conjunto de documentação e
ajuda deve ser utilizado para orientar o usuário em caso de dúvida. A
documentação deve ser visível, facilmente acessada, e oferecer uma
ferramenta de busca na ajuda.
A tarefa consiste em
– julgar a conformidade da interface aos princípios e regras das heurísticas;
– anotar quais heurísticas foram infringidas e em que ponto;
– julgar a gravidade dos problemas encontrados (pouco grave a muito grave); e
–
gerar um relatório individual com suas conclusões e comentários (pode ser uma tabela ou planilha com as avaliações das regras)
Entregar o relatório de avaliação do Portal do Aluno em arquivo individual:
10-Nome-Sobrenome.odt (ou pdf)
- 11 junho 2019, 17:59