PROJETO OLAP: Etapa 1 – Seleção de fontes de dados e questões de análise (até 24:00 hs de 08/04)

Aberto: segunda, 11 mar 2019, 00:00
Vencimento: terça, 9 abr 2019, 00:00

Selecionar uma ou mais fontes de dados reais, com, no mínimo, três arquivos (csv, planilhas, tabelas ou equivalentes) que sejam relacionados através de campos comuns.

◦ Dada a disponibilidade de dados reais, as fontes devem ser públicas, obtidas em portais de dados abertos governamentais ou privados, como, por exemplo:

http://dados.gov.br/

http://www.transparencia.org.br

http://www.portaltransparencia.gov.br/

http://www.transparencia.rj.gov.br

http://riotransparente.rio.rj.gov.br/

páginas de Acesso à Informação publicados por órgãos públicos e outros portais similares, nacionais e internacionais.

Existem portais internacionais que publicam datasets de dados abertos, utilizados em competições de análise de dados.

https://www.kaggle.com/

entre outros.

◦ Além dos dados brutos, é desejável que as fontes possuam também dicionário de dados que contenha a descrição dos campos e o relacionamento entre os arquivos através de campos comuns.

◦ Formular, pelo menos, três questões de análise do “negócio” (no caso, sob o ponto de vista do cidadão comum) sobre as fontes de dados selecionadas, como, por exemplo,

Total ou Média de despesas com compras de remédios, por ano, por município, por órgão responsável, por fornecedor, por convênio.

Observação: alternativamente, esta etapa pode ser suprida com um banco de dados transacional com dados reais, para o qual exista ou se obtenha o esquema relacional na etapa seguinte. Nesse caso, as questões de análise devem ser formuladas igualmente.

Entregar um arquivo ODT ou PDF contendo a descrição das fontes de dados (nomes dos arquivos, conteúdo, tamanho, número de linhas e colunas, etc.) ou do banco de dados, assim como as questões de análise formuladas.

A tarefa deverá ser refeita caso as fontes de dados e/ou análises sejam alteradas em etapas posteriores do projeto; para tanto, será possível submeter até 5 versões diferentes do mesmo artefato.

Nomear o arquivo com o codinome do projeto e a versão

exemplo: 1-Codinome-v01.odt ou pdf

Vale lembrar que todos os integrantes do grupo, se for o caso, deverão submeter o arquivo para fins de avaliação.