Geral
Semana 11 (Aula 26)
- Aula 26 - Poliedros
Objetivos de Aprendizagem
Identificar poliedros Aplicar o Teorema de Euler Reconhecer poliedros regulares Detalhamento dos objetivos:
a) Definição e conceito de poliedro. As perguntas interessantes aqui são:
a.1) o que é um poliedro?
a.2) Quais são as definições mais comuns de poliedros?
a.3) Quais são as diferenças entre essas definições?
a.4) Por que determinado objeto não é um poliedro? A resposta aqui deve confrontar cada uma das definições, afinal, um objeto pode ser um poliedro sob uma definição e não ser em outra.Exercícios relacionados: Exercícios 1 e 7 do EP da Aula 26
b) Teorema de Euler para poliedros. Aqui você precisa:
b.1) lembrar o enunciado do Teorema.
b.2) Reconhecer exemplos de poliedros não convexos em que vale a identidade de Euler.
b.3) Conhecer ao menos um exemplo de poliedro em que não vale a identidade de Euler.
b.4) Deduzir e usar as desigualdades 2A >= 3V e 2A >= 3F (maior que ou igual a) para resolver problemas.Exercícios relacionados: Exercícios 2, 3, 4 e 8 do EP desta aula.
c) Poliedros regulares. Você precisa saber:
c.1) de cabeça a definição de poliedros regulares,
c.2) listar todos os cinco que existem, e
c.3) saber o número de faces de cada um deles.Exercícios relacionados: Exercícios 5 e 6 do EP desta aula.
Vídeo aula sobre poliedros com o Professor Eduardo Wagner
Vídeo aula sobre poliedros regulares com o Professor Eduardo Wagner
Material Didático
Exercícios Programados
Poliedros Regulares
Você precisa ser capaz de:
- definir (afirmar precisamente do ponto de vista matemático) poliedros regulares (memorize a definição, se necessário),
- nomear os 5 poliedros regulares a partir de sua visualização ou do seu número de faces,
- identificar visualmente poliedros como sendo regulares ou não.
Tetraedro Cubo (hexaedro) Octaedro Dodecaedro Icosaedro