Geral
Apresentação
Este material foi preparado para ser utilizado em sala de aula nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de revisar conceitos como congruência de triângulos, propriedades de paralelogramos e semelhança de triângulos. Se o professor desejar, os estudantes podem realizar construções no GeoGebra diretamente na sala de aula. A barra de ferramentas do aplicativo foi ajustada para incluir apenas as ferramentas necessárias, evitando que os alunos se distraiam com a vasta gama de opções disponíveis no GeoGebra. Embora tenhamos otimizado a sala de aula para uso em celulares, acreditamos que a experiência é mais rica em telas maiores, como tablets ou computadores.
A Matemática na Educação Básica é frequentemente associada a números, cálculos e fórmulas. No entanto, as atividades aqui propostas desafiam essa visão. Os estudantes quase não utilizarão números, cálculos ou fórmulas. A parte mais central da geometria plana (congruências, semelhanças e quadriláteros) é explorada para resolver problemas de Matemática, com foco em (a) construção geométrica, usando o software GeoGebra, (b) investigação, incentivando os alunos a descobrir invariantes geométricos e a formular suas próprias conjecturas, e (c) argumentação, onde os alunos devem mobilizar conceitos e fatos da geometria plana para justificar a veracidade de suas hipóteses (Cruz, Lopes e Marques, 2024).
A primeira aula é opcional, ela oferece um resumo dos pré-requisitos da geometria euclidiana necessários para as seções seguintes. O professor pode orientar os alunos a consultarem essa aula quando precisarem relembrar algum conceito ou resultado durante o estudo das próximas aulas. Também pode fazer uma revisão usando a aula. Essa aula não foi pensada para ensinar os temas ali dispostos.
As três aulas subsequentes preparam os alunos para o Teorema de Napoleão com atividades mais simples, baseadas em ideias semelhantes às do Teorema. A aula final é um fechamento, apresentando uma "prova" visual do Teorema de Napoleão, que serve de guia para a demonstração guiada da sequência.
O professor deve estar atento para preservar e incentivar os itens (a), (b) e (c) mencionados acima. Acreditamos que este material pode oferecer aos alunos uma perspectiva diferente da Matemática, como uma disciplina aberta e inspiradora. Desejamos uma excelente aula ao(à) colega professor(a) que utilizar este material! Por favor, compartilhe sua experiência conosco através dos e-mails robson.sousa@uniriotec.br e fabio.simas@uniriotec.br.
Este trabalho é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática do Professor Robson Gomes, supervisionado pelo Professor Fabio Simas, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ele se baseia fortemente na dissertação (link) do Professor Edilson José Curvello Machado (Profmat/UFF), sob a orientação do inspirador Professor Humberto Bortolossi.
Esta sala de aula e todos recursos nela disponíveis constituem um Recurso Educacional Aberto com a licença Creative Commons BY-SA 4.0. Isso significa que você é livre para realizar qualquer tipo de uso desde que cite os autores originais (Profº Robson Gomes e Dr. Fabio Simas - UNIRIO) e mantenha a mesma licença. Mais detalhes sobre essa licença podem ser encontradas no link. Para instalar e usar este recurso em outro servidor, acesse as instruções em nosso repositório no GitHub.