AULA 7 - EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA
- Olá! Como você está? Seja bem-vindo à aula 7. Escute a nossa mensagem e continue nos estudos.
Nessa aula vamos estudar como resolver equações com uma incógnita. Essa ferramenta é muito importante para resolvermos problemas que têm um termo desconhecido. Inicialmente temos uma breve apresentação sobre o tema e algumas ideias que podem nos ajudar a entender melhor como resolver uma equação. Veja o vídeo com atenção e pratique.
Vamos começar com exemplos mais simples para que possamos ir adquirindo mais confiança e nos familiarizarmos com a técnica aplicada. Existem outras maneiras de ensinar a resolver uma equação. Mas aqui vamos tentar ensinar uma que consideramos tranquilo de entender. Assista o vídeo com atenção.
No próximo vídeo fazemos um exemplo um pouco diferente e também mudamos a letra para deixar bem claro que a letra não faz diferença na maneira de resolver uma equação. Independente da letra o resultado será o mesmo.
No vídeo a seguir o nível de dificuldade aumenta um pouco. Dessa vez a incógnita aparece em ambos os membros da igualdade. Veja o vídeo e entenda o que devemos fazer diante dessa situação. Não esqueça de praticar os exemplos do vídeo.
Mais uma vez temos um exemplo mudando a letra. Mas como já foi dito anteriormente isso não altera a forma de resolver a equação. Assista o vídeo e tente fazer.
Tem alguém cansado aí? Respire um pouquinho e escute a nossa mensagem antes de continuar.
No próximo vídeo temos exemplos em que para resolver as equações precisamos aplicar a Propriedade Distributiva. Feito isso, a equação fica parecida com os exemplos anteriores. Assista o vídeo e entenda um pouco melhor.
Quando resolvemos uma equação do 1º grau, três situações podem acontecer: a equação pode ter apenas uma solução, e já vimo isso nos exemplos anteriores, a equação pode não ter solução ou a equação pode ter infinitas soluções. Assista o vídeo a seguir e entenda quando uma equação do 1º grau pode não ter solução.
No vídeo a seguir, apresentamos um exemplo em que a equação pode ter infinitas soluções. Veja o vídeo e entenda um pouco melhor.
Depois de assistir todos esses vídeos, chegou o momento mais importante. É hora de você praticar o que estudou. Tente fazer os exercícios propostos. Não tem problema se errar algum. Se isso acontecer, volte, tente de novo e descubra onde está acontecendo o erro. Esse movimento é muito importante. Logo após a lista de exercício está o gabarito. Confira as suas respostas.
Agora é o momento de praticar. Mas antes, ouça a nossa mensagem.